Kate Noelle "Katie" Holmes (nascida em 18 de dezembro de 1978) é uma atriz e diretora americana. Nascida em Toledo, Ohio, a modelo adolescente levou a um papel coadjuvante em The Ice Storm, de Ang Lee, antes de encontrar fama internacional como Joey Potter no drama adolescente Dawson's Creek, de 1998 a 2003. Ela fez a transição para o cinema em seus hiatos entre as temporadas, aparecendo em filmes como Go, de Doug Liman, Wonder Boys, de Curtis Hanson, e Phone Booth, de Joel Schumacher.
Durante a promoção de seu papel em Batman Begins, de Christopher Nolan, Holmes iniciou um relacionamento altamente divulgado com o ator Tom Cruise. O casal ficou noivo dois meses depois de se conhecer, com Holmes se convertendo do catolicismo romano para a Igreja da Cientologia, e Cruise professando extravagantemente seu amor por ela durante um episódio polêmico do The Oprah Winfrey Show. Meses depois, o casal teve uma filha, Suri, antes de se casar em novembro de 2006.
Holmes fez sua estreia na Broadway em uma remontagem de All My Sons, de Arthur Miller, interpretou Jacqueline Kennedy na minissérie The Kennedys, de Reelz, e lançou uma linha de moda de curta duração. Holmes pediu o divórcio de Cruise em julho de 2012, ganhando a custódia da filha e mudando-se para Nova York, onde voltou para a Igreja Católica Romana. Embora os tablóides especulem há muito tempo sobre as circunstâncias do divórcio do casal, Holmes se recusou a falar publicamente sobre o assunto.
Após seu divórcio, Holmes voltou ao cinema com papéis em The Giver, Woman in Gold e Logan Lucky, de Steven Soderbergh, e reapareceu na série Ray Donovan da Showtime. Em 2016, ela estreou na direção com o drama mãe-filha All We Had.